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 Fotógrafos 

WILSON BAPTISTA (1913-2014)

Mineiro de Belo Horizonte, Wilson Baptista produziu fotografias que variavam entre cenas do dia a dia, até objetos e situações muito abstratos. Em suas produções, Wilson não planejava, valorizando assim a composição da foto pelo acaso. Essa produção por sua vez era quase sempre geométrica, sendo que o assunto da foto em si acontecia geralmente em segundo plano. Era como se ele tivesse no lugar certo e na hora certa.

Fotografia 01- Abstração escada de edifício


Como o que foi proposto na sala de aula, o foco da fotografia em análise é dado a partir de um objeto simples. A partir dele, Wilson é capaz de extrair formas muito suaves principalmente com as curvas, que são responsáveis por promover sombras de caráter sutil que, ainda assim, chamam bastante atenção. Tudo é encarado por um ponto de vista muito artístico, explorando a simplicidade de uma escada para produzir uma fotografia muito marcante.  A fotografia é revelada a partir de negativo original em impressão mineral sobre papel de algodão.

Fotografia 02 - Procissão na Rua da Bahia em 1944
 
Nessa foto de uma procissão, completamente diferente do que é hoje, há a geometrização mencionada anteriormente. Ela acontece em um plano de fundo com os calçamentos da rua em retângulos e, mais à frente, com a posição paralela que as pessoas formam, posição paralela também em relação ao trilho do bonde. O mesmo fato da geometrização se apresenta com a separação das pessoas, gerando sombra a partir da luz solar: a sombra de uma pessoa termina quando começa o pé da outra, o que só acontece em determinada hora e em determinada época do ano de acordo com a posição solar, formando linhas contínuas na fotografia. Cabe também ressaltar a importância do ângulo da foto, que traz um diferencial muito significativo. 
Finalmente, um fato interessante que marca o trabalho do Wilson Baptista, é a possibilidade de fazer um link entre passado e presente. Atualmente, pensar na Rua da Bahia com uma situação assim é quase uma ilusão, uma vez que é sempre movimentada com carros e pessoas, um espaço de encontro para confraternizar (como com Maleta), com lojas, museus, etc...

MAN RAY (1890-1976)
Nascido nos Estados Unidos e conhecido principalmente por seu trabalho de fotógrafo, Man Ray também foi responsável por criar objetos e produzir filmes. Chega em Paris em 1921, onde sua arte original se desenvolveu e repercutiu. Suas produções oscilam entre encomenda, com o retrato, principalmente no campo da moda, e o desejo de produzir objetos artísticos. Representante do Dadaísmo e também figura central do Surrealismo, Man Ray manifesta uma produção de vanguarda ao longo de toda a sua vida. 

Fotografia 01 - Dois perfis defronte à Torre Eiffel (1930)

Inaugurando em 1922 o que chama de surge um procedimento que consiste em colocar objetos diretamente sobre um papel sensível, expondo-os à luz por um certo tempo. Assim, ao revelar novamente a imagens, perfis se encontram invertidos, tendo a capacidade de modificar intensidade e direção da luz. Objetos permanecem reconhecíveis ao mesmo tempo em que são transformados, contribuindo para a ideia de que a fotografia também é espaço de criação e imaginação
A imagem em questão se trata de uma imagem muito interessante, que acontece em dois planos. De início pode acontecer certa confusão, mas com um olhar atento é possível ver claramente dois rostos, em um primeiro plano com maior foco, enquanto em segundo plano, é possível ver a Torre Eiffel em traços um pouco mais sutis. 

Fotografia 02 – Rayograph, 1926

Outro fruto de suas produções com a “rayografia” é a imagem acima. Utilizando-se da mesma técnica, agora com objetos mais abstratos, Man Ray cria uma fotografia muito interessante, que ressalta os contrastes entre claro e escuro, assim como o impressionante efeito das sombras. Fotografia não mais como uma representação fiel da realidade, passa a ser apropriada de maneira mais artística pelo fotógrafo, e, na foto em questão, efeitos produzidos por sua técnica provocam muito a sensação de criação através da fotografia. 

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